Fotos: Charles Guerra
Liane Ilha, 47 anos, tem bronquite e se vacina todos os anos. Ela foi até a unidade móvel no sábado porque durante a semana não dá tempo de ir até as salas de vacina
O Dia D de Vacinação contra a gripe em Santa Maria, movimentou as Unidades Básicas de Saúde, Estratégias de Saúde da Família (ESF) e também os pontos volantes da cidade. No Centro, as pessoas aproveitaram o sábado ensolarado para visitar a 45ª Feira do Livro e também puderam vacinar-se na unidade móvel, que estava localizada em frente ao Theatro Treze de Maio.
A prefeitura não divulgou o número de quantas pessoas se vacinaram somente no sábado, e, sim, um boletim com o novo balanço, até agora 48.658 pessoas do grupo de risco foram vacinadas.
A técnica em enfermagem, Mara Hoffmann, comentou que o fluxo de pessoas foi bem intenso pela manhã e que por vezes se formavam filas para garantir a imunização. Segundo ela, mais de 600 pessoas foram vacinadas no sábado.
_ A maioria das pessoas que nos procuraram foram idosos, profissionais da área de saúde e teve bastante pessoas com deficiência. O fato de estar acontecendo a feira ajudou bastante para que chegássemos a esse número, com certeza - afirma a técnica.
Vacinação contra a gripe ocorre em 30 locais neste sábado em Santa Maria
Gisa Araújo, 52 anos, levou o filho Carlos Eduardo Araújo da Palma, 10 anos para imunizar-se no sábado no centro. Ele tem asma há cinco anos e desde a primeira crise não deixa de se vacinar contra a gripe.
_ A gente aproveitou para vir hoje (sábado) para ele não perder aula de manhã durante a semana e para visitarmos a feira do livro também. Por causa da asma, todos os anos a gente pega o atestado com o médico e eu trago ele para se vacinar, é muito importante para se prevenir_ contou Gisa.
A meta da Secretaria de Saúde municipal é de vacinar pelo menos, 90% da população que faz parte do grupo de risco, que são: idosos acima a partir dos 60 anos, crianças com idades entre seis meses a menores de cinco anos de idade, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, indígenas e trabalhadores da área da saúde. Também poderão ser vacinados professores, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas com doenças crônicas.
A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Para se vacinar, basta levar um documento com foto e, se possível, a carteirinha de vacinação e o cartão SUS.
A responsável pela unidade na Praça Saldanha Marinho, a enfermeira Evanir Parcianello, ressalta que embora a procura tenha sido satisfatória, é importante que as pessoas que se encaixem nestes grupos procurem a imunização.
_Tivemos uma boa procura. A todo momento tinham pessoas se imunizando, mas, é importante lembrarmos que quem não veio até a praça, que procure as unidades durante a semana _ enfatizou a enfermeira.
Diante do surto de toxoplasmose, Hemocentro adota novos critérios para doação de sangue
Entre as pessoas que também foram até a unidade móvel na Praça Saldanha Marinho, estava a secretária Liane Ilha 47 anos. Ela sempre espera o dia D da campanha porque durante a semana trabalha no horário que as salas de vacina funcionam.
_ Eu tenho bronquite e por isso me vacino todos os anos, nunca mais me gripei e as minhas crises diminuíram bastante. Até fico braba quando as pessoas falam que a vacina faz mal, para mim e para as pessoas da minha família que se vacinam também, ela faz muito bem _ comentou Liane.
A vacina da Gripe A imuniza contra três tipos de vírus: H1N1, H3N2 e influenza B. A imunização começou no dia 23 de abril e a expectativa do Ministério da Saúde é vacinar 54,4 milhões de pessoas que integram os grupos prioritários até o dia 1º de junho. É importante fazer a vacina o quanto antes para garantir a proteção, a dose demora até 15 dias para fazer efeito.
QUEM TEM DIREITO À VACINAÇÃO GRATUITA
- Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade
- Gestantes (independente do período gestacional)
- Puérperas até 45 dias após o parto
- Idosos
- Indígenas
- Trabalhadores da área da saúde
- Professores
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas
- Funcionários do sistema prisional
- Pessoas portadoras de doenças crônicas e de outras categorias de risco clínico (neste caso, é necessário apresentação de atestado médico)
BALANÇO
Crianças de 6 meses e menores de cinco anos
- Meta: 14.315
- Vacinados: 3.680
TRABALHADORES DE SAÚDE
- Meta: 14.471
- Vacinados: 9.074
GESTANTES
- Meta: 2.639
- Vacinados: 1.288
PUÉRPERAS
- Meta: 434
- Vacinados: 306
INDÍGENAS
- Meta: 155
- Vacinados: 176
IDOSOS
- Meta: 36.292
- Vacinados: 23.045
PROFESSORES
- Meta: 3.720
- Vacinados: 1.527
PACIENTES CRÔNICOS
- Vacinados: 8.620
SISTEMA PRISIONAL
- Vacinados: 942
Total: 48.658